sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Como lidar com quem tem perda auditiva


Quando era mais nova, tinha muita vontade de aprender a língua de sinais. Achava fascinante ver aquelas pessoas se comunicarem tão bem com as mãos. Mas o tempo passou e acabei não aprendendo.
A maioria de nós não sabe muito bem como se comunicar com pessoas que sofrem de perda auditiva. Eis algumas dicas do que NÃO fazer para você e eu nos comunicarmos melhor com quem não escuta bem:
Não grite
Fale com voz normal e articule as palavras o melhor possível. Berrar não ajuda quem tem perda auditiva a escutar mais. Exceção: se sua voz é muito baixa, fale um pouco mais alto.
Não fale junto ao ouvido
Quase todo mundo com perda auditiva faz leitura labial. Não fale perto do ouvido porque assim a pessoa não conseguirá ler seus lábios.
Não deixe de eliminar o ruído branco
A maioria dos que têm perda auditiva sente dificuldade em identificar o que você está falando quando o ar-condicionado faz barulho ou há outro ruído constante no ambiente. Não tente conversar com a TV ligada.
Não converse com todos ao mesmo tempo
Numa festa ou reunião, tente manter uma conversa só com a pessoa em vez de várias simultâneas.
Não diga “deixe para lá, não era nada importante
Se alguém não entendeu o que você disse depois de repetir duas ou três vezes, não desista. Mude a frase e tente de novo. Para quem não consegue escutar, tudo importa.

R. M.
Seleções

ilustração: internet

4 comentários:

Sissym Mascarenhas disse...



Aprendi com a ex companheira de meu pai que deve se falar de frente, diretamente e sem gritar. Nunca gritar.

Boas Festas,

Bjs

Felipe disse...

Sissym

Nunca tente falar quando um deficiente auditivo estiver de costas. Não escutamos nada.
Beijão prá você e prá Laurinha.
Um Natal cheio de Paz!

Victor Martins (desabadevaneios.blogspot) disse...

Conheço pessoas com problemas auditivos,e realmente é preciso aprender um pouco a se comunicar.A dificuldade maior é a atenção.Muitas pessoas quando vão se comunicar com alguém assim,não presta a devida atenção a pessoa,aí acaba não entendendo direito o que foi dito.
Abç Felipe!

Felipe disse...

Victor

Muitas vezes as pessoas com perda auditiva passam por mal educadas por não responderem a um cumprimento dado sem qualquer atenção ou por obrigação.
Grato pela visita.
Forte abraço.

Related Posts with Thumbnails