domingo, 21 de agosto de 2011

O que os outros dizem... O que os outros pensam...

Conta-se a história de um monge em viagem que, cansado, repousou sob uma árvore. Não tendo travesseiro, arrumou alguns tijolos e neles descansou a cabeça. Algumas mulheres transitavam pelo caminho, indo apanhar água no rio. Vendo o monge em repouso disseram entre si:

-Esse jovem tornou-se monge e ainda não consegue passar sem um travesseiro; usa tijolos em seu lugar!

Prosseguiram o seu caminho e o monge pensou: “Têm razão de criticar-me”. Pondo de lado os tijolos, descansou a cabeça na terra. Logo depois, as mulheres voltaram e viram que os tijolos haviam sido postos de lado. Então, exclamaram com desdém:

- Que belo tipo de monge! Ofendeu-se quando dissemos que usava travesseiro. Veja, agora: pôs fora o travesseiro!

O monge refletiu: “Se uso travesseiro criticam-me. Se deixo de usá-lo, também não lhes agrado. Impossível satisfazê-las. Deixe-me, pois, agradar somente a Deus.

Nenhum homem verdadeiramente espiritual age tendo em vista causar boa impressão aos outros ou buscando prestígio para si. Às vezes sentem exatamente o oposto, ou seja, se por amor de Deus for preciso ficar contra o mundo inteiro, ele ficará – e ficará sozinho. Ele não se preocupa com o que os outros pensam dele.

Swami Prabhavananda
ilustração: Árvores do Brasil

2 comentários:

Ródrio disse...

Que passagem fantástica, amigo Felipe. De dana adianta agradar aos homens se desagradamos a Deus. Nossos pensamentos geram nossos atos e nosso atos geram pensamentos em outras pessoas, mas Deus é quem sabe da essência de tudo que sentimos. Muitas vezes somos mal interpretados e só lá no alto a verdade não falha. Gostei muito. Forte abraço e uma semana cheia de bons acontecimentos.

Felipe disse...

Ródrio
Muitas vezes nos preocupamos em agradar as pessoas esquecendo de que por mais que façamos nunca iremos agradar a todos por N motivos.
Então, vamos estar em paz conosco mesmo e com o Pai Maior.
Grato pela visita.
Abraços

Related Posts with Thumbnails