terça-feira, 21 de abril de 2009

Lembrando Agostinho dos Santos

Estivesse entre nós, Agostinho dos Santos, cantor e compositor, nascido em São Paulo, em 25/4/1932, estaria completando 77 anos.
Criado no bairro da Bela Vista – “Bexiga” –, começou a carreira como crooner da orquestra de Osmar Milani. Participou de programas de calouros e, em 1951, foi contratado pela Rádio América de São Paulo. Gravou o primeiro disco em 1953. Intérprete de sambas-canções, valsas e boleros, Agostinho também se destacou como cantor de bossa nova após uma rápida incursão pelo rock. Gravou músicas de vários compositores, dentre eles: Tom Jobim e seus parceiros Newton Mendonça e Vinicius de Moraes; Dolores Duran; Dalton Vogeler e Esdras da Silva; Antonio Maria e Luiz Bonfá e Johnny Alf.
As duas vozes masculinas mais bonitas da MPB surgidas nos anos 50 foram as de Cauby Peixoto e Agostinho dos Santos. Se o primeiro ainda é lembrado até hoje. Agostinho não teve a mesma sorte, pois veio a falecer num acidente de avião, em 1973, aos 41 anos de idade.


Gravou 13 LPs., tendo como grandes sucessos as seguintes músicas: A felicidade; Se todos fossem iguais a você; Estrada do sol; Manhã de carnaval; Samba do Orfeu; O nosso amor; O amor está no ar; Foi a noite; Céu e mar; Fim de caso; A noite do meu bem; Dindi; Balada Triste; Chora tua tristeza; Amor em paz; Minha oração (My prayer); Céu e mar e uma série de outras.


Segundo Rodrigo Fauor Agostinho dos Santos é uma voz para se ouvir à noite, só ou a dois. ou mesmo como pano de fundo, ao receber amigos em casa.

6 comentários:

EAD disse...

Lembro dele, minha mãe adorava.Morreu no mesmo aviãoque a Leila Diniz.

Felipe disse...

Minha Cara EAD.
Desculpe, mas há um pequeno engano. Leila Diniz morreu em 1972 voltando da Austrália.
Agostinho dos Santos morreu em 1973próximo ao aeroporto de Orli - França.
Grande Abraço
Felipe

Juan Trasmonte disse...

Bem lembrado, Felipe. Sem dúvidas, Agostinho foi uma grande figura da música popular brasileira.
abs.

Anônimo disse...

Engraçado, EAD e Felipe. Em 72 eu tinha 9 anos, e sempre achei q os dois tinham morrido no mesmo acidente aereo, so ha poucos anos fui pesquisar e vi q estava errado. A mae de uma amiga minha tinha a mesma impressao...

Felipe disse...

Muitas pessoas fazem tem esta confusão, mas aos poucos o engano vai sendio sanado.
Abraços!

Wasp disse...

Agostinho dos Santos um grande cantor.
Meu pai colocava na vitrola e eu simplesmente viajava nas suas canções após o jantar, eu e meu pai ficavamos ali ouvindo as suas magnificas canções.
Grande cantor tambem foi Autemar Dutra que voserão

Related Posts with Thumbnails