quarta-feira, 18 de março de 2009

Duas histórias, dois exemplos

Eu fiz a diferença

Um escritor morava numa praia tranqüila, junto a uma colônia de pescadores.

Todas as manhãs, ele passeava a beira-mar para se inspirar e, à tarde, ficava em casa escrevendo.

Um dia, caminhando pela praia, viu um vulto que parecia dançar.

Quando chegou perto, encontrou um jovem pegando as estrelas-do-mar da areia e jogando-as, uma por uma, de volta ao oceano.

- Por que está fazendo isso? – perguntou o escritor.

- Você não vê – disse o jovem. – A maré está baixa e o sol brilhando. Elas secarão no sol, vão morrer se ficarem aqui.

- Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por esse mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas por elas. Você joga uma poucas de volta ao oceano... Que diferença faz?

O jovem pegou mais estrela da areia, jogou-a no mar, olhou para o escritor e disse:

- Para essa, eu fiz a diferença.


Deus verá

Há muito tempo, na Grécia antiga, um idoso escultor estava lapidando um bloco de pedra. Usava de todo cuidado, examinando a rocha com o formão, lascando um fragmento por vez, avaliando as medidas com suas mãos vigorosas antes de dar o talho. Quando estivesse pronta, a peça serviria de capitel, parte superior das colunas, sendo içada e colocada sobre o topo de um cumprido pilar.

E a coluna, assim comporia o suporte do teto de um suntuoso templo.

- Para que gastar tanto tempo e esforço nessa parte – perguntou um funcionário público do governo que passava. – Essa peça ficará quinze metros acima do chão. Nenhum olho humano será capaz de ver esses detalhes.

O velho artista pôs de lado martelo e formão, olhou firmemente para seu inquiridor e respondeu:

- Mas Deus verá !

Do livro: Como atirar vacas no precipício
http://www.fotoseimagens.etc.br/

Do livro: O livro das virtudes II
http://julirossi.blogspot.com/

2 comentários:

Márcia Regina disse...

Oi Felipe, andei atribulada com mudança de endereços, problemas de acesso a internet e agora com meus blogs. O plantar e cultivar foi criado com uma proposta ecológica e eu acabei desviando um pouco, ele ficou pesado e difícil de administrar e eu como boa exagerada que sou criei logo 3, um p/ culinária, um p/ artesanato e outro p/ cultura geral, com o plantar agora são 4 blogs p/ adminidtrar, mas ficou mais fácil assim. Como sou uma desocupada de tempo integral tenho que encontrar algo de útil p/ fazer e como bem diz tua postagem, tentar fazer alguma diferença neste mundo maluco em que vivemos. Abraços.

Glauciane Carvalho disse...

Que lindo! É de se refletir todas as duas histórias. Eu amei ! É uma motivação para a vida. Temos que nos preocupar sempre com tudo o que fazemos e, absolutamente, fazer com amor!
Um beijão para você querido !

Related Posts with Thumbnails