sexta-feira, 27 de março de 2009

Cuidado! Quarta-feira é "primeiro de Abril"


O “primeiro de abril” surgiu na França em 1564, quando Carlos IX, rei de França, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro no que foi seguido por outros países da Europa, causando muita confusão naquela época.


Face a isso, franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, que tinha início no dia “primeiro de abril” sendo ridicularizados com brincadeiras jocosas.


Até hoje, o “primeiro de abril” continua, fazendo com que muitas pessoas caiam em peças pregadas nessa data.


Abaixo, alguns PRIMEIROS DE ABRIL pregados pela imprensa mundial, conforme relata a revista Isto é, de São Paulo - Abril de 1998:

1) "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. 0 anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo;


2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima;


3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times;


4) Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas;


5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."


Noticiando o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, a revista Isto é, São Paulo, nº 1510, edição de 9 de setembro de 1998, informou que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela Câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador Roberto Requião no dia 1º de abril de 1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passara m toda a madrugada no Palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da, Mentira.”


No ano passado, no dia 31/ de março, o blog “ Quase Sem Querer
http://quasesemquerer.wordpress.com/, divulgou a venda da equipe Toro Rosso de F-1 para o piloto escocês David Coulthard. Segundo matéria do F1-Live, Coulthard comprara a STR, e ia mudar o nome da equipe para CPR. Os motores da equipe passariam a ser fornecidos pela Mercedes, pois Coulthard tinha “desconto de ex-funcionário”, por ter trabalhado na McLaren há alguns anos.

Caíram no história:

-
Yahoo!, reproduzindo matéria do LanceNet

-
Terra (Update: já retiraram a matéria, porém ainda exibe o título “David Coulthard desejaria comprar a Toro Rosso”, e ainda é possível encontrar o texto pelo cache do Google)

-
Clic RBS

- Folha de São Paulo - apagou a matéria, colocou uma notinha sobre Nelson Piquet Jr. no mesmo link, para enganar os robôs de busca - mas, procurando no Google por “David Coulthard Toro Rosso Folha” ainda dá pra encontrar facilmente o original.

-
GloboEsporte.com

Só há um probleminha com essa data.

Se algo extraordinário ocorrer e for noticiado, muita gente não vai acreditar.


Departamento de Antropologia da FJN - nº 255
Quase sem querer http://quasesemquerer.wordpress.com/2008/04/02/eles-acreditaram

2 comentários:

O bEM viVER disse...

É verdade. Se eu ficar sabendo de algo muito bom nesse dia, vou ter que checar a veracidade, pois pode ser "lorota".

Esses dias, uma criança da escola estava chorando, dizendo que a mãe disse que elas mudarão de cidade. Perguntei que dia e ela disse: 1º de abril. dai eu disse: Ah, as vezes a mamãe está brincando, já que é dia da mentira. E ainda não falei com a mãe pra checar. Mas ficarei sabendo.

Até,

Lena

Luciano disse...

No calendário a data jocosa é de apenas um dia, mas no "país das maravilhas" dá pra dizer que é diariamente...
Cumprimentos pelo seu blog!

Related Posts with Thumbnails