quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Biga Romana e a Nave Espacial


A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. Por que esse número foi utilizado? Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.

Por que os ingleses usavam esta medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias e se utilizavam do mesmo ferramental das carroças.

Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.

E por que tinham esta medida? Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas.

E por que as medidas das bigas foram definidas assim?

Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!

Agora veja: o ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah, nos EUA. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, e que tinham suas medidas baseadas na bitola da linha férrea.

Assim, um dos projetos mais avançados da engenharia mundial em design e tecnologia acabou sendo afetado pelo tamanho do traseiro dos cavalos da Roma antiga!

Será que nós, no nosso dia-a-dia, quer seja na empresa, quer seja em nossa vida pessoal e profissional, nas coisas simples e complexas não somos afetados por coisas que nem sequer sabemos porque são feitas daquela maneira? Apenas fazemos, sem questionar, sem pensar, sem saber? Será que muitas coisas não poderiam ser mudadas?

E será que nós, quando fazemos alguma coisa ou tomamos uma decisão em nossa empresa ou em nossa vida pessoal ou profissional pensamos nas conseqüências de longo prazo que aquela decisão poderá acarretar?

Momento Espírita

4 comentários:

Márcia Regina disse...

Delícia de texto...adorei..., mas vim aqui hoje, prá te desejar um Feliz Natal...Felicidades e fica com Deus...

Mikasmi disse...

rsssss
Uma das grandes preocupações dos romanos, era criar uma civilização que perdurasse no tempo. Se eles pudessem ler a tua notícia, ficavam delirantes. Sabes que a cloaca máxima, rede de esgotos da actual cidade de Roma, foi construída no tempo do Império, seculo VI a.c.?
Grande civilização.
Abraços
Abraços

autoclubedracena.com disse...

Cara que viagem hein, muito massa, e pensar que muitas coisas feitas no passado ainda refletem e nosso futuro... tipo que que tem a ver uma nave espacial com cavalos né... muito fera...rs

Balinha* disse...

Adorei o post!
Parabéns.

Related Posts with Thumbnails